
ATERRAMENTO
Segundo a ABNT, aterramento elétrico significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja o menor possível.
O choque acontece quando existe uma diferença de potencial entre uma pessoa que encosta num equipamento e o equipamento. Assim como a diferença de potencial nos cabos, mas neste caso a pessoa sofre um choque elétrico. Mas se ao invés de uma pessoa, um aparelho elétrico com diferença de potencial ao encostar-se em um aparelho com fuga de energia, pode ocasionar em danos a este aparelho, por menor que seja, os componentes mais sensíveis podem ser danificados.
Essa fuga fica na superfície dos equipamentos elétricos ou eletrônicos, pode ocorrer devido a defeito, falhas ou mesmo sobre certas características individuais dos aparelhos. Ao encostar-se nesta superfície estamos sujeitos a levar um choque elétrico, de intensidade variável. Quanto mais componentes eletrônicos o equipamento tiver, maior a intensidade e frequência desta fuga de energia.
Um sistema de aterramento adequado e equilibrado
garante a segurança elétrica das pessoas e dos
equipamentos ligados à rede.
Projetamos e executamos a solução completa para
sua instalação.
